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Esquadrilha da Fumaça

EDA - Esquadrão de Demonstração Aérea


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Criado em 1952, o Esquadrão de Demonstração Aérea, também conhecido como “Esquadrilha da Fumaça”, é responsável pela divulgação da Força Aérea Brasileira (FAB) em território nacional e internacional. Sua sede se localiza na Academia da Força Aérea (AFA), na cidade de Pirassununga.

Composta por 12 pilotos altamente treinados e capacitados, a Esquadrilha da Fumaça operou por 30 anos com a aeronave T-27 Tucano, projetada e fabricada pela Embraer, e realizou, em média, 100 demonstrações por ano. Em cada uma delas, o público pode acompanhar uma série de 55 acrobacias de alta performance que incluía o voo de dorso, especialidade da equipe fumaceira. Em 2006, a Fumaça alcançou o recorde mundial na especialidade em formação de dorso, voando com 12 aeronaves.

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Com mais de 4000 demonstrações realizadas no Brasil e no exterior, a Fumaça representa a oportunidade para milhares de pessoas estabelecerem contato, de maneira emocionante e inesquecível, com a Força Aérea Brasileira, passando a respeitá-la e admirá-la pela capacidade dos profissionais que a representam. Além da equipe composta por pilotos, a Esquadrilha conta com uma equipe de graduados especialistas, responsáveis pela manutenção dos aviões, que são chamados "Anjos da Guarda". Esses profissionais garantem a segurança, a eficiência e a disponibilidade das aeronaves.

Em 2013, o Esquadrão iniciou o processo de implantação do A-29 Super Tucano, também fabricado pela Embraer. Mais moderna e compatível com o atual contexto tecnológico, a aeronave representa o início de uma nova era caracterizada pela inovação e pelo progresso. Durante quase dois anos, a equipe se dedicou, de forma exclusiva, à implantação e operacionalização do avião no Esquadrão. Em julho de 2015, o processo de implantação foi concluído e ocorreu a primeira demonstração aérea da Instituição com o Super Tucano.

Reconhecida mundialmente, a Esquadrilha representa o Brasil nos principais eventos aeronáuticos, tendo demonstrado em diversos países: Alemanha, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Egito, Equador, Estados Unidos, França, Guatemala, Guiana, Honduras, Inglaterra, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Qual é a frequência rádio utilizada pelos pilotos durante a demonstração?

Por questões de segurança, a frequência de rádio utilizada pelos pilotos durante a demonstração não é divulgada. Ela é definida no briefing de preparação da demonstração. A interferência de terceiros nessa frequência compromete a segurança do vôo. Fonte: FAB.

Oficiais Fumaceiros

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Aviões utilizados

North-American T-6 Texan (1952 – 1976): as aeronaves North-American T-6, fabricadas sob licença no Brasil durante a 2° Guerra Mundial, tinham uma velocidade de 240 km/h em voo de cruzeiro, com uma autonomia de 750 km. Realizaram um total de 1225 demonstrações, tendo sido desativados em 1976, em decorrência de fadiga natural das aeronaves e alto custo de manutenção.

Fouga Magister (1969 – 1972): para acompanhar a evolução dos equipamentos utilizados pelas outras esquadrilhas acrobáticas do mundo, que utilizavam aeronaves com motores a reação, a Esquadrilha da Fumaça recebeu os jatos de fabricação francesa Fouga Magister CM 170R, denominados T-24 na FAB. Devido às suas características de baixa autonomia e operação apenas em pistas pavimentadas, as demonstrações com o T-24 ficaram restritas aos grandes centros. Como os T-24 não satisfizeram os requisitos necessários ao tipo de missão da Esquadrilha da Fumaça, foram utilizados até 1972, simultaneamente com os North-American T-6 Texan, realizando 46 demonstrações.

Neiva T-25 (1982 – 1983): em 21 de outubro de 1982, a Esquadrilha da Fumaça foi reativada com o nome oficial de Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA). Enquanto se aguardava o recebimento do T-27 Tucano, a aeronave T-25 Universal foi utilizada por um curto período, até o final de 1983, realizando 55 demonstrações no total. O T-25 ainda é utilizado na formação básica dos futuros oficiais aviadores da FAB.

Embraer EMB-312 Tucano (1983 – 2013): os T-27 Tucano, fabricados pela Embraer, realizaram a primeira demonstração aérea no dia 8 de dezembro de 1983, nas festividades de formatura dos aspirantes a Oficial da FAB e ficaram por 30 anos realizando demonstrações aéreas no EDA.

Super Tucano A-29 (2013 – atualmente): em 30 de setembro de 2012 foram recebidas as duas primeiras aeronaves Super Tucano A-29,[7] que, a partir dos anos seguintes, passaram a substituir os T-27 nas demonstrações aéreas. Os T-27 desativados pelo EDA foram alocados para utilização em treinamentos pela Academia da Força Aérea, em Pirassununga.

A partir de 2002, as aeronaves passaram a exibir as cores da Bandeira do Brasil. Já foram realizadas quase quatro mil demonstrações com essa aeronave.



Fonte:

Esquadrão de Demonstração Aérea. Força Aérea Brasileira. 2025. <https://www2.fab.mil.br/eda/> Acesso em: 12 de março de 2025.
Esquadrilha da Fumaça. Wikipédia. 2025. <https://pt.wikipedia.org/wiki/Esquadrilha_da_Fuma%C3%A7a> Acesso em: 12 de março de 2025.










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